{Resenha} Bling Ring - Nancy Jo Sales

by - 10:51

Por Ingrid

Fazia um bom tempo que eu queria ler um documentário. Me bateu uma saudade imensa de analisar sociologicamente alguém. Acredito eu que isso deve ao fato de ter recebido o resultado do meu teste vocacional dando uma das profissões: sociologia. Confesso ter torcido o nariz pra isso mas logo entendi o porquê.

Nesse livro de Nancy Jo Sales (autora da matéria "Os suspeitos usavam Louboutin") ela conta sobre a gangue apelidada de Bling Ring composta por Diana Tamayo, Jonathan Ajar, Alexis Neiers, Rachel Lee, Nick Prugo, Courtney Ames e Roy Lopes. O que eles fizeram? Assaltaram casas de celebridades entre 2008 e 2009 atrás de roupas, objetos pessoais e tudo o aquilo que deixariam eles mais perto da fama. O que eu acho disso? Um verdadeiro alerta para a sociedade que o monstro da fama atinge a todos. Aliás, a Nancy mostrou assim em cada pessoa que ela entrevistou, desde a mãe da Alexis até mesmo o próprio Nick e passando pelo policial que prendeu a quadrilha.



O que mais ela foca no livro é que eles não queriam basicamente assaltar para vender e ficar rico com isso. Não! Eles queriam ser as próprias celebridades (o que mais era revirado era o closet) e quase todos já tinham uma situação financeira boa. Não precisavam pegar roupas caras porque tinham condições de comprar, mas a questão vai fundo. Eles chamavam os amigos para os assaltos como alguém que chama para ir ao shopping. "Vamos às compras" Rachel dizia.

O livro é dividido em três partes: 1- O monstro da fama; 2- A dança dos famosos e 3- Quase famosos. 
A primeira parte nos temos uma "análise" dos personagens mais sociológica e aqui vemos o quanto os jovens norteamericanos estavam sendo influenciados por famosos como Paris Hilton, Orlando Bloom e Lindsay Lohan que foram também alvos da gangue.

"Uma pesquisa que acompanhava a reportagem revelava que '77% dos americanos acreditam que Britney, Paris e Lindsay exercem uma influência exagerada sobre as jovens'".
"Porém seriam essas jovens estrelas realmente uma fonte de problemas no mundo das meninas ou seriam apenas mais um de seus sintomas? Não eram também garotas, exibindo num fórum público comportamentos que já tinham se tornado comuns por toda parte?"

Na segunda parte temos uma análise das vítimas:
"Quando conversei com Patridge por telefone em novembro de 2009, ela parecia muito irritada.
- Foi como se tivessem feito compras na minha casa. Eles levaram tudo que quiseram..."

E na última parte, antes dos singelos agradecimentos da autora, ela conta como eles conseguiram chegar na fama que queriam. A fama que buscaram tanto estava neles. O problema é que era uma fama negativa mas ao ler o livro você percebe que isso não importa. O importante pra eles é a possibilidade de terem virado famosos. 
[durante a descoberta por parte da gangue que eles viriam a ser gravados e retratados no filme de Sofia Coppola]
"Entretanto, Tess Taylor declarou ao site de fofoca 'Onde será o teste de elenco? Quero fazer o teste para o papel'"

Sinceramente eu não sei aonde isso vai chegar mas tenho a certeza de uma coisa. OU o pais colocam o freio nos seus filhos ou essa história terá que ser estudada nas escolas para conhecimento geral dos jovens e adolescentes atuais.

Editora: Intrínseca
271 páginas
Nota: 5 estrelas

You May Also Like

8 coment�rios

  1. Tem o filme também, né?
    A história parece ótima! Já quero ler para depois assistir o filme...
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  2. Bom, é uma análise do fato bem crítica mesmo.
    Interessante ver que não é só no Brasil que essas coisas acontecem!
    Beeijos
    https://www.youtube.com/channel/UCEPsYSC13uuR4WA7POrSt6g

    ResponderExcluir
  3. Nooossa eu já vi falar sobre o filme e disseram que era muito legal! Ainda quero ver.. o livro deve ser muito melhor é claro rsrs sempre tem mais detalhes!

    Bjs
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Interessante hein, não tinha ouvido falar ainda.
    Não conhecia o livro.
    Bjão

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa um ótimo assunto pra ser abordado..pois é o momento de reflectir em sobre quem são os heróis dos jovens de hoje em dia!
    Fiquei doida pra ler!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  6. ja tinha ouvido falar do filme e muito bem por sinal to anciosa pra ler o livro

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro.
    Agora fiquei curiosa.
    Beijos
    Descolada Urbana

    ResponderExcluir
  8. Eu já assisti o filme e achei bem legal, o livro deve ser melhor ainda!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir