Proibido - Tabitha Suzuma [Resenha]

by - 19:43

Proibido
Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?
Tabitha Suzuma
Ano: 2014 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Valentina


Sinopse:
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.







Pra começar a resenha preciso dar dois avisos:


  1. Tem que lê-lo com a mente aberta, se você não tem, melhor nem ler, pois o tema central do livro desde as primeiras páginas é o incesto entre dois irmãos.
  2.  É um livro muito....muito intenso...tem que ter um coração forte.


Desde que li a sinopse percebi que esse é um livro diferente de todos que já li, pois fala de incesto entre irmãos que é uma prática mais condenada do que o homossexualismo, e em alguns países é até crime sujeito a pena e reclusão dos envolvidos. Mas o mais interessante é que a narrativa construída de uma maneira incrível pela autora acabou me fazendo torcer pelo casal e de alguma maneira em vários momentos até pela historia de vida e dramas que os protagonistas carregam eu acabei me esquecendo que os dois eram irmãos.

A única coisa que eu queria ela vê-los juntos e felizes. Na maior parte do livro quis matar a mãe deles, poucas vezes um personagem me deixou tão furiosa, eu chorei junto com os dois, odiei a mãe deles com eles e me alegrei com os pequenos momentos de felicidade entre os dois juntos ou com os irmãos mais novos e terminei o livro e me bateu um daqueles vazios existenciais que só livros realmente ótimos tem a capacidade de fazer comigo.

A autora é de uma sensibilidade incrível e em nenhum momento deixa a narrativa cair no tédio ou na mesmice é apenas ação e mais ação... É uma escrita rápida e envolvente, e no final me peguei pensando que no fim das contas o amor talvez seja apenas amor em qualquer circunstância... Li em uma semana ou menos recomendo fortemente aos que tem coração forte e aos que não tem melhor não...rsrs...

Boa Leitura!!!








Gostaram da resenha? É a segunda resenha da leitora Sarah Brenda aqui no blog, e já quero mais!!

You May Also Like

11 coment�rios

  1. Ótima dica! Parece ser muito bom o livro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deve ser pesado
    Eu sempre analiso as maes nos livros... heheh
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica! :)

    Beijos, Laura
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, estava com saudades de passar por aqui.
    Sempre tem boas recomendações, sinopses incríveis...
    Adorei as dicas,
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Já tinham me recomendado esse livro, e me deram os mesmos avisos que você deu agora, eu ainda não tive a chance de ler, mas espero logo poder ler ele e ver se meu coração e forte, o tema abordado nele e muito forte então só testando para saber.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha que vejo desse livro, alias nunca tinha ouvido falar dele!
    Parece ser um livro muito intenso mesmo!Vou guardar como dica, acho que apesar de ter mente aberta, não sei se estou preparada para ler um livro com esse assunto ainda!

    ResponderExcluir
  7. Oiiii Lila, com vai?
    Garota eu fiquei bastante afim de ler seu livro, achei um mistério e tanto por ser um tema abordado e que realmente desperta meu interesse, só lendo para mim conseguir formar uma opinião se gostarei ou não.
    Beijinhos linda <3

    ResponderExcluir
  8. Uau! Já tinha ouvido falar desse livro no canal da Tatiana Feltrin, mas nem prestei muita atenção, agora, com o que você falou, fiquei bem interessada em conhecer a história desses irmãos! Obrigada pela dica!
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já tinha visto essa capa algumas vezes, mas até então não sabia do que se tratava a história. Não sei se estou enganada mas achei que a sinopse não deixou tão claro que trata de um incesto entre irmãos. Apenas no finalzinho imaginei de que realmente se tratava disso.
    Me parece um livro bastante intenso, aliás. Apesar de me considerar mente aberta em relação a questões vistas como tabu e com maus olhos, como o próprio incesto, não é o tipo de livro que costumo gostar de ler (dramas, romances e afins). Ainda assim, achei a temática interessante e acredito que a obra merece uma chance. Acho importante ter a mente aberta e estar disposto a ler e conhecer sobre temas geralmente criticados. Afinal, não vivemos em uma bolha onde só existe aquilo que nos convém e/ou que julgamos ser correto, né.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. tenho muita vontade de ler Proibido, é um dos poucos títulos da editora que eu compraria sem pensar duas vezes... gosto de temáticas polêmicas e impactantes...
    só uma dica, flor... o termo correto é homossexualidade, pois homossexualismo denota doença...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Aline, já ouvi falar muito do livro e até tenho, mas cadê que eu já li?
    O tema com certeza é bem polêmico e acho que é por isso mesmo que você tem que ter uma mente muito de boa para lê-lo e não odiá-lo.
    Quero muito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir